Êxodo
34.6, 7; Salmos 25. 8-10; Salmos 100.1-5; Tiago 1.17
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Uma
das coisas mais divertidas da vida é ver um cachorrinho ou um gatinho perseguindo
a própria sombra. Ficam tentando inutilmente apanhá-la. Quando eles se movem, a
sombra também se move. Isso não acontece com Deus. Tiago declara: “Toda boa
dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem
não pode existir variação ou sombra de mudança”(Tg 1.17).
Deus
nunca muda. Com ele não existe “sombra de mudança”. Isso sugere que Deus é
imaterial e portanto não pode projetar uma sombra e também que não existe nele
um "lado sombrio", num senso figurativo ou moral. Sombras sugerem
trevas, e em termos espirituais trevas pressupõem o mal. Desde que não há mal
em Deus, também nele não há nenhum sinal de trevas. Ele é o Pai das luzes.
Quando
Tiago acrescenta que não há “sombra de mudança” em Deus, não é suficiente
entender essa afirmação meramente em termos do ser imutável de Deus. Ela
refere-se também ao caráter de Deus. Deus não só é totalmente bom, como também
é consistentemente bom. Deus não sabe como ser outra coisa senão ser bom.
A
bondade está tão intimamente conectada a Deus que até mesmo filósofos pagãos
como Platão equipararam a bondade suprema, a bondade mais elevada, ao próprio
Deus. A bondade de Deus refere-se tanto ao seu caráter quanto ao seu
comportamento. Suas ações procedem e emanam do seu ser. Ele age de acordo com o
que ele é. Assim como uma árvore corruptível não pode produzir frutos
incorruptíveis, assim também um Deus incorruptível não pode produzir frutos
corruptíveis.
A
Lei de Deus reflete sua bondade. Deus é bom não porque obedece alguma lei
cósmica fora dele mesmo, que o julga, ou porque ele define o que é bom e
portanto pode agir de forma ilegal e usar sua autoridade para declarar que sua
ação foi boa. A bondade de Deus tampouco é arbitrária ou caprichosa. Deus
obedece uma lei, mas a lei que ele obedece é a lei do seu próprio caráter. Deus
sempre age de acordo com seu próprio caráter, o qual é eterno, imutável e intrinsecamente
bom. Tiago ensina que todo dom perfeito e toda boa dádiva vêm de Deus. Ele não
só é o padrão supremo da bondade — ele é a Fonte de toda bondade.
Um
dos versículos mais populares do Novo Testamento é Romanos 8.28: “Sabemos
que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que
são chamados segundo o seu propósito”. Esse texto sobre a providência
divina é tão difícil de compreender quanto é popular. Se Deusé capaz de fazer
com que tudo o que nos acontece funcione para o nosso bem; então, em última
análise tudo o que nos acontece é positivo. Temos de ser cuidadosos aqui e
colocar a ênfase na palavra última. No plano terreno, as coisas que nos
acontecem podem de fato ser ruins (devemos ter cuidado para não chamar o bem de
mal ou o mal de bem). Enfrentamos aflições, miséria, injustiças e muitos outros
males. Ainda assim, Deus em sua bondade transcende todas essas coisas e age
nelas para o nosso bem. Para o cristão, no final, não existem tragédias.
No final, a providência de Deus opera em todos esses males que estão
próximos de nós para o nosso benefício.
Martinho
Lutero entendeu esse aspecto da boa providência de Deus quando disse: “Se Deus
me dissesse para comer o estrume de animais que fica nas ruas, eu não só
comeria, como iria saber que aquilo era bom para mim”.
Sumário
1.
As criaturas têm sombras projetadas pelas trevas do pecado.
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SOMBRA
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DEUS
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SEM
SOMBRA
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2.
Não existe um lado sombrio em Deus.
3.
Deus não está sujeito a nenhuma lei
Lei
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Deus
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4.
Deus não está isento de lei.
Lei/DEUS
5.
Deus é lei para si mesmo.
Para
discussão e avaliação
1. O que
significa a expressão bíblica "sombra de mudança"? (Tg 1.17)
2. Qual foi o
filósofo pagão que equiparou a bondade maior com Deus?
3.Por que a
lei de Deus reflete a sua bondade? Ela não parece demonstrar mais a severidade
de Deus?
4. Por que é
difícil aceitarmos as coisas dolorosas da vida, mesmo sabendo que elas operam
juntamente com o propósito de Deus para nós?
Um comentário:
Parabéns pelo blog, irmão Claudio. Que o Senhor abençõe abundantemente teu ministério
Ir. Marcos Pinheiro
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