sábado, 8 de novembro de 2008

Salvação é Graça

Salvação é Graça ou Mercadoria
O cenário evangélico de nosso país está vivendo uma crise teológica devido às inúmeras igrejas que tem surgido. O Crescimento dos evangélicos parece não está surgindo efeito que esperávamos ter. O fato é que se tem vivenciado um evangelho sem graça e sem o entendimento da graça na vida do pecador. O evangelho se tornou mercadoria, onde muitos fazem barganha com o povo oferecendo uma posição melhor para sua vida em termos financeiros, outros oferecem uma vida ausente de tribulações e enfermidades, algo como: "Super Crentes".
Neste sentido, observa-se que muitas teologias vitais, como aquelas que são essências e fundamentais para o cristianismo, tais como: a teologia da cruz, da justificação, da adoção parece estar morrendo, ou não fazem parte do cenário evangélico da atualidade.
Portanto, se faz necessário através dos púlpitos anunciar o Evangelho genuíno, aquele graça que convida o pecador a tomar uma nova postura e sentirem acolhidos e seguros pelo Pai Celestial.
É de extrema importância que os pastores e líderes eclesiásticos enfatizem o real significado da Graça, para que as ovelhas entendam que a graça é uma particularidade da verdade do Evangelho que é poder de Deus para a Salvação, conforme Rm.1:16 " Porque não me envergonho do [evangelho], pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego".
A graça de Deus não é nenhuma mercadoria como querem transformá-la, e assim, fazer das igrejas quitandas que oferecem promoções para ficarem cheias de pessoas que desejam se beneficiar. A comercialização do Evangelho tem causado grandes prejuízos e tem sido um fator muito distorcido em relação à verdade que o evangelho nos traz. Parece que estamos de volta ao Séc. XVI, quando Deus levantou um homem chamado Lutero para dizer que A graça do Evangelho não pode ser paga por ninguém, pois, nenhum mortal pecador tem condições de pagar por algo que é tão precioso, nenhum ouro do mundo é suficiente e não tem o valor que a graça de Deus tem.
Graça é favor divino não merecido. O termo grego no original é Charis (lembra do perfume charisma) que deriva do verbo charizomai. Esta palavra "mostra favor para" e assume a bondade do doador e a indignidade do receptor". Quando charis é usada para indicar a atividade de Deus, significa "favor não merecido".
Portanto, o que se deve entender e viver, é o favor que Deus concede o pecador imerecido de receber tão preciosa dádiva. O homem deve perceber que é tão pecador e por causa do pecado, se encontra em uma posição de extravio, corrompido pelo pecado que retirou a comunhão com o Criador.
O homem foi expulso do paraíso após desobedecer a Deus e conseqüentemente, a maldade entranhou no coração humano fazendo com que, se tornasse extraviado para Deus, conforme Rm 3:10-12 "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis'.
A Graça é favor não merecido porque ela coloca este homem como pecador, inútil e corrompido em posição de justo. A justiça de Deus mediante a graça salvadora é manifestada no coração do homem pela fé. Portanto, a obra da salvação é um dom gratuito porque ninguém poderia alcançá-la através de suas obras ou méritos, a não ser, pela ação graciosa de Deus para com a humanidade. "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tomemos sue herdeiros, segundo a esperança da vida eterna". Tito 1:4-7.
Rev. Claudio Luis

Nenhum comentário: