quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Eficácia da Palavra de Deus.

A Eficácia da Palavra de Deus.
1Tessalonicenses 02:13-16
O Evangelho é poder de Deus que se manifesta extraordinariamente através na vida do pecador, e conforme o apóstolo Paulo o Senhor opera eficazmente através da sua Palavra na vida daqueles que a recebe de bom grado. “Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”.
Para o cristão a Palavra opera com eficiência, e como tal, deve ser recebida como regra de fé e prática. Logo se entende que a Escritura é a Palavra de Deus, ou seja, a palavra revelada e inspirada que traz o conhecimento de Deus como declara a confissão de fé de Westminster:
Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestam de tal modo à bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens sejam inescusáveis, todavia não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de sua vontade, necessário à salvação; por isso agradou ao Senhor, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e contra a maldade de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna as Escrituras Sagradas indispensável, tendo cessado aqueles antigos modos de Deus revelar a sua vontade ao seu povo.[1]
A Escritura, portanto, é a revelação especial que possibilita o pecador ter o entendimento de sua natureza pecaminosa e conseqüentemente a natureza santa de seu criador. Desse modo ela se torna eficaz na vida daquele que crê.
É importante destacar um assunto muito importante, quanto a Escritura: É que, a Escritura toda ela é a Palavra de Deus, e não, como dizem alguns que ela contém a Palavra de Deus. No entanto, ela sendo a Palavra de Deus, pode-se encontrar a palavra de homens e até do diabo.
Textos que comprovam que a Bíblia é a Palavra de Deus:
Is. 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.
2Tm. 3:16 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”.
Texto que comprovam que a Bíblia contém palavras de homens:
1Co. 7:12 “Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não abandone”
Lc: 9:20 “Mas vós, perguntou ele, quem dizeis que eu sou? Então, falou Pedro e disse: És o Cristo de Deus”.
Texto que comprova as palavras do diabo:
Lc. 8:28 “... Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.”
Lc. 8:30 “Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios”.
Embora a Bíblia contenha as palavras dos homens e a do diabo, não há dúvidas que ela é um livro inspirado pelo próprio Deus, conforme descreve o texto “...tendo vós recebido a palavra que nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus...”, por isso, podemos entender a gratidão do Apóstolo Paulo.
É importante ressaltar que este livro tão maravilhoso, pois é imutável, isto significa que seus ensinamentos são para todas as gerações e que o seu objetivo maior é a mensagem do amor de Deus para com o pecador. Portanto, o cristão deve sempre ter em mente a sua eficácia, entendo que o seu conteúdo é importantíssimo para nortear o pensamento e ações. Isso implica dize, que a vida deve ser direcionada pelos seus valorosos ensinamentos como descreve o salmo 119: 104-105 “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho da falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”.
A eficácia da Palavra está em trazer ao coração corrompido pelo pecado, o verdadeiro valor da humanidade, ou seja, o homem passar a ter valor quando se há um entendimento que Jesus Cristo é o único caminho que conduz o pecador a salvação. E com isso, passa também a entender que Deus é infinito, e o homem é finito e que toda vida humana depende do Soberano Criador.
Rev. Claudio Luis


[1]A Confissão de Fé de Westminster – Capítulo 1: DA SAGRADAS ESCRITURAS

Nenhum comentário: