quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Somente a Escritura


Um dos grandes pilares da Reforma protestante é:  Somente a Escritura “Sola Scriptura”. É a regra na qual, Deus entregou a sua igreja para que a mesma seja direcionada no caminho ou na maneira correta de glorificá-lo, uma vez que, ela, a Escritura,  tem toda base para que o pecador tenha a direção correta de adoração. Quando se fala das Escrituras é preciso entender que está falando da Palavra de Deus que é um bem precioso para aqueles que estão em Cristo Jesus. Neste sentido afirma-se que ela é a regra de fé e prática do cristão, onde as mentes daqueles que foram separados pelo Eterno estão cativas pelos valores que nelas são apresentados.
Quando os reformadores definiram que somente a Escritura é a regra infalível do Cristão, eles estavam enfatizando tão somente, a infabilidade da Escritura, por ser ela, a Palavra de Deus. Neste sentido a ênfase encontra-se por ser ela e somente ela que providencia a fonte do nosso conhecimento cristão, das coisas espirituais cujo conhecimento é essencial à compreensão da vida. João Calvino enfatiza que o verdadeiro conhecimento está na Escritura, pois ela é a Palavra do Deus verdadeiro.
Como, porém, não se outorguem oráculos dos céus quotidianamente, e só subsistem as Escrituras, na qual aprouve ao Senhor consagrar sua verdade e perpétua lembrança, elas granjeiam entre os fiéis plena autoridade, não por outro direito senão aquele que emana do céu onde foram promulgadas, e, como sendo vivas, nelas se ouvem as próprias palavras de Deus. (Institutas I, Cap. VII).

Neste sentido, afirma-se que a Escritura é a Palavra de Deus e, assim fica evidente para aqueles que crêem e entendem que ela é divinamente inspirada, como escreve o Apóstolo Paulo “Toda Escritura é inspirada por Deus...”(2Tm. 3:16).
Que possamos então, usufruir da Palavra de Deus, pois, ela foi nos dada para que tenhamos as nossas mentes cativas por ela, e assim,  tenhamos condições de entender qual a boa e perfeita vontade de Deus.

Autor: Claudio Luis

Nenhum comentário: