terça-feira, 1 de novembro de 2011

Reforma Protestante

O dia da Reforma Protestante é celebrado pelos cristãos protestantes em todo mundo. Pois, no dia 31 de Outubro de 1517 a Reforma Protestante foi iniciada por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. 

Essas teses condenavam a "avareza e o paganismo" na Igreja, e pediam um debate teológico sobre o que as indulgências significavam. As 95 Tesesforam logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Após um mês se haviam espalhado por toda a Europa.
Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, Na França e na Suíça a Reforma teve como líderes João Calvino e Ulrico Zuínglio . João Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto como um representante importante do movimento protestante. Calvino publicou as Institutas da Religião Cristã, que são uma importante referência para o sistema de doutrinas adotado pelas Igrejas Reformadas. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ouprotestantes, originando o Protestantismo. 

Pr. Frankling Ferreira fala sobre a Reforma:

(Fonte: Editora Fiel)

Nenhum comentário: