terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Culto e sua Relevância

Autor: Rev. Claudio Luis, Bacharel em Teologia


A importância do culto na vida do cristão está manifestada no próprio entendimento que ele tem de Deus. Isso precisa ficar bem claro em nossas vidas, porque, quando se cultua a Deus entende-se que a manifestação cúltica é um ator responsivo por aquilo que Deus representa e faz na vida daquele que cultua.
“A igreja é vocacionada a prestar culto. Como povo de Deus, ela encontra sua realização nesse ato, no qual revela publicamente o significado de Deus para sua vida, tornando patente o que Deus é, fez e faz” (Hermisten Maia, Fundamentos da Teologia Reformada, pg.129 e 128).

Quando analisamos qual o fim principal do homem entendemos que ele foi criado com o fim principal de glorificar seu Criador e deleitar-se nele para sempre. Cultuar neste sentido é uma atitude de reconhecimento da grandeza, majestade, soberania de Deus, bem como, o entendimento de uma vida agraciada pelas suas misericórdias. O que se faz necessário ao homem adorar e louvar o seu criador.


Infelizmente muitos têm uma consciência equivocada do culto é por isso, que encontramos muitos artifícios que ferem a centralidade do culto que a Palavra. É muito comum ver nas igrejas slogan, tais como: Culto de Libertação e etc. Mas o que é culto de libertação? Realmente eu não saberia responder, tendo em vista que a Escritura nos sinaliza que só a verdade é que liberta o homem. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara" (João 8:32). Mas onde encontrar essa verdade? Esta interrogativa eu a respondo com toda propriedade: A Verdade neste caso é encontrada em Jesus Cristo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo. 14:6). Portanto, aqueles que são libertos, são libertos pelo poder de Cristo que pela atuação do Espírito Santo através das Santas Escrituras anunciadas nos corações dos pecadores os fazem livres do pecado.

A partir desta liberdade o homem passar a cultuar o seu Criador tendo a consciência do que Ele é, e o que Ele faz. O salmo 29.2 diz: “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade”. É muito claro o que o salmista enfatiza: o homem criado para glorificar a Deus através de uma vida cultica no reconhecimento da santidade do Eterno.

É relevante dizer que o foco do culto nunca será o homem. Esse pensamento parece fazer parte no âmbito de muitas igrejas ou de muitas pessoas que não são doutrinadas corretamente quanto ao culto e sua relevância. Observa-se portanto, que a falta do entendimento correto quanto ao culto leva as pessoas a terem posturas totalmente equivocadas. Posturas como: chegar atrasadas, sair antes da bênção ou do poslúdio. Elementos estranhos que são introduzidos na liturgia como, por exemplo: palmas para Jesus[1], apresentação de visitantes[2] e tantas questões a mais.

Os cristãos jamais devem perder que o alvo de todo culto é Deus que os agracia com suas benevolências e os abençoa com seu amor depositando em seus corações o real exercício de nossa fé, a saber: Jesus Cristo que é o Autor e consumador de nossa fé.



[1] Palmas para Jesus – Uma expressão totalmente equivoca retirada do meio dos espetáculos e shows. Bater palmas para Jesus é um erro gravíssimo, pois, neste caso, aquele que deveria ser adorado sem qualquer questionamento passa a ser um objeto de aprovação ou reprovação. Digo isso, uma vez que, os aplausos são gestos de aprovação e as vaias são gestos de reprovação. Sendo assim, Jesus é um objeto tanto de aprovação como reprovação, o que implica dizer é: o finito que tem o aval para confirmar, ratificar, sancionar o infinito.
[2] Muitas liturgias de igrejas começam com adoração e louvor, passa para o momento de contrição, volta para os louvores e quando chega à centralidade do culto que é a Palavra, tem uma ruptura que é direcionada para as pessoas que ali são denominadas de visitantes. Todo processo litúrgico neste ato é prejudicado pelo simples fato de haver um rompimento em direção a Deus (Adoração, contrição e Louvor) que em resposta, a direção se inverte quando Deus fala aos nossos corações (Pregação). Com o rompimento, a linha sentido do homem para Deus e de Deus para o homem é quebrada para dar lugar ao homem para o homem. 

Nenhum comentário: